Coffee Shops (Porto Alegre)

Jun 19, 2019 20:24 · 616 words · 3 minute read society tech coffee

Quando comecei a trabalhar remotamente fiquei um pouco bastante deslocado, pois minha rotina mudou completamente.

Eu sempre havia trabalhado em escritório, e era fácil levantar da minha cadeira e cutucar o ombro alheio - seja para compartilhar ideias, convidar para um café, ou pedir ajuda. E tudo mudou quando comecei a trabalhar de casa.

Alguns meses depois eu já tinha uma nova rotina: acordar sempre no mesmo horário, fazer um chimarrão, meio-dia pausa para almoço, depois café, lanche, etc., e trabalho no meio de tudo isso, claro 😅.

Mas rotina é meio chata às vezes. Pensei em trabalhar em algum coworking - até visitei alguns -, mas achei o custo alto pois teria o deslocamento e gastos com refeições. Um amigo então sugeriu ir em algum café de vez em quando, e foi o que comecei a fazer: trabalhar de algum café na cidade com um amigo para trocar de ares e conversar com alguém face-to-face.

Pretendo neste post manter uma lista de cafés que tenho ido e algumas características de cada um.


Valkiria Café

Horários: 08h às 19h30 | Internet: ⭐️⭐️⭐️ | Sossego: ⭐️⭐️

O Valkiria tem alguns pontos na cidade, mas acredito que o café da Carlos Gomes é o que melhor se encaixa para trabalhar. Tem um mezanino que fica um pouco isolado da parte do café em si, com mesas e cadeiras. Contudo, como fica logo acima da área do balcão, o ruído dos baristas preparando as bebidas e comidas pode ser alto em alguns momentos. A internet é muito boa, velocidade e qualidade continuaram bons mesmo quando havia bastante gente presente no café. Os comes e bebes são muito bons, mas caros.


Coffeehood

Horários: 07h às 20h | Internet: ⭐️ | Sossego: ⭐️⭐️

Este café tem um clima super universitário - óbvio, está do lado de vários campus da UFRGS: engenharias, arquitetura, direito, saúde… Tem um espaço bom, mas para quem traz notebook e mochila as escolhas ficam reduzidas pois as mesas do salão são pequenas e na maioria para duas pessoas. Tem um mezanino legal mas bem pequeno. Não percebi ruído dos baristas, mas estava bastante movimentado com o entra e sai de pessoas e estudantes. A internet foi o problema: tivemos que usar o 4G pois assim que começou a entrar mais pessoas no café ficou impossível conectar.


Casa Guandu

Horários: 09h às 18h30 | Internet: ⭐️⭐️⭐️ | Sossego: ⭐️⭐️⭐️

Adorei este café! Tem um espaço ótimo para trabalhar (tanto que se autointitula Coffee Office) e tem uma pegada orgânica nos comes e bebes. Tem mesas e espaços grandes, organizados de maneira a facilitar a movimentação. A internet estava boa: manteve a conexão durante todo o dia e a velocidade estava OK (me lembro que não era tão rápida quanto no Valkiria) - se bem que nesse dia tinha poucas pessoas. Servem almoço mas não cheguei a experimentar ainda.


Baden

Horários: 11h30 às 20h30 | Internet: ⭐️ | Sossego: ⭐️⭐️

O Baden tem um ambiente muito legal e ótimos cafés (mas caros)! O espaço para trabalhar é um pouco restrito: tem uma mesa grande que fica perto das tomadas, mas os outros pontos do café ou são mesas (pequenas, acho que até comporta duas 2 pessoas com notebook e mochila) que ficam longe das tomadas ou poltronas que tem que segurar o notebook no colo. A internet nesse dia estava ruim; quando chegamos, depois do almoço, conseguimos conectar mas logo tivemos que usar o 4G. Durante a tarde o movimento cresceu bastante mas não chegou a atrapalhar. Outro ponto negativo é o horário de funcionamento, onde abre apenas a partir do horário de almoço.


Curtiu? Tem um café para indicar? Deixa um comentário que a gente vai lá experimentar!